Na noite desta segunda-feira (06), o Centro Cultural de Maripá foi palco de uma importante mobilização em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. O evento, promovido pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social em parceria com o CRAS, marcou a campanha do 18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
O destaque da noite foi a palestra do promotor de Justiça Teilor Santana da Silva, da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Palotina. Em sua apresentação, ele trouxe dados alarmantes sobre a violência sexual contra menores, abordou formas de denúncia e orientou o público sobre como proceder diante de situações de suspeita ou confirmação de abuso. Ao final, o promotor parabenizou os organizadores pelo engajamento na campanha.
Segundo a secretária do Trabalho e Assistência Social e primeira-dama, Ângela Schanoski, ações de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes são realizadas durante todo o ano, mas o mês de maio é um momento de intensificar e dar maior visibilidade a esse tema, que infelizmente ainda é uma realidade.
O encontro teve como principal objetivo sensibilizar e mobilizar a população quanto à gravidade do problema, além de reforçar a importância de ações preventivas, punições adequadas aos agressores e acolhimento efetivo às vítimas.
Ao final do evento, o prefeito Rodrigo Schanoski, acompanhado da primeira-dama e secretária do Trabalho e Assistência Social, Angela Schanoski, entregou a flor que representa o 18 de Maio ao promotor Teilor Santana.
Estiveram presentes na ação a secretária municipal do Trabalho e Assistência Social, Ângela Schanoski, o prefeito Rodrigo Schanoski, vereadores, professores, membros do Conselho Tutelar, profissionais da rede de proteção e representantes da sociedade civil.