O projeto Empreendedoras da Beleza vai passar por cinco municípios em 2025. O cronograma de atividades foi apresentado para representantes das prefeituras que vão receber o programa durante uma reunião no Palácio Iguaçu, em Curitiba, nesta segunda-feira (14). Foram selecionadas as cidades de Araucária, Campina Grande do Sul, Rio Branco do Sul e São José dos Pinhais — todas na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) —, além da própria Capital.
Ao todo, serão 150 vagas, sendo 30 por cidade. Como forma de incentivo e também para possibilitar a participação nas aulas, as alunas recebem vale-transporte para se deslocarem até o local do curso, que será definido pelas prefeituras. Aquelas que tiverem 75% de presença ganharão um certificado e um kit de produtos para iniciarem os trabalhos.
O Empreendedoras da Beleza é uma contrapartida do Grupo Boticário e do Instituto Boticário aos investimentos realizados no âmbito do Paraná Competitivo, programa de incentivos fiscais do Governo do Estado. Estão envolvidos no projeto o Gabinete da Primeira-Dama e as secretarias estaduais da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), da Fazenda (Sefa) e do Trabalho, Qualificação e Renda (SETR).
A iniciativa atende mulheres em situação de vulnerabilidade social que pretendem empreender no mercado da beleza. Será oferecido, de forma gratuita, o curso de maquiagem e empreendedorismo focado no mercado de beleza, com carga horária de 63 horas distribuídas em 15 encontros presenciais. A formação deve durar pouco mais de um mês em cada município.
“Nosso compromisso é oferecer capacitação profissional de excelência na área da beleza para mulheres em situação de vulnerabilidade social. Com a qualificação como maquiadoras profissionais, essas mulheres terão a chance de conquistar independência financeira, ampliar horizontes e serem protagonistas de suas histórias”, destacou a primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa.
“São mulheres que enfrentam desafios diários, mas que carregam dentro de si uma força extraordinária, o desejo de recomeçar, de empreender e de construir novas histórias com dignidade e autonomia. Acreditamos que investir na formação de uma mulher é transformar realidades, e sabemos que o setor da beleza tem um potencial imenso para gerar oportunidades, autoestima e renda”, acrescentou.
As inscrições poderão ser feitas até o dia da realização do curso em cada cidade. As interessadas poderão se inscrever pela internet ou presencialmente nas Agências do Trabalhador do município participante. O cronograma de inscrições e início dos cursos serão divulgados nos próximos dias.
Para as demais cidades do Estado, serão ofertados cursos gratuitamente, de forma online, pela plataforma Empreendedoras da Beleza . As interessadas poderão se inscrever nos cursos técnicos de maquiagem básica, maquiagem avançada, manicure e pedicure, alongamento de unhas, penteados e vendas, e em cursos de formação complementar de desenvolvimento pessoal, empreendedorismo e criação de conteúdo digital. As inscrições para a modalidade online também começam nos próximos dias.
CERTIFICAÇÃO- Em 2024, quando iniciou a parceria com o Governo do Estado, 799 mulheres foram certificadas pelo Empreendedoras da Beleza, promovendo o fortalecimento da inclusão econômica, a geração de renda e o incentivo ao empreendedorismo em 29 municípios, entre aulas presenciais ou híbridas. Desde 2021, o programa já formou mais de 80 mil mulheres nos formatos online e presencial.
RESSOCIALIZAÇÃO— Além da formação para mulheres em situação de vulnerabilidade social, o projeto também vai oferecer curso de maquiagem para mulheres privadas de liberdade, entre os meses de julho e agosto. A iniciativa, que passará pelo Centro de Integração Social (CIS) e Penitenciária Feminina do Paraná (PFP), ambos em Piraquara, busca a ressocialização dessa parcela da população por meio da capacitação profissional.
Mín. 19° Máx. 22°