Os sistemas de água e de esgoto de Foz do Iguaçu passaram com louvor por auditoria externa da Certificação ISO 14.0001:2015. Nesta quinta-feira (28), a auditoria externa da QMS Certification atestou a manutenção da certificação, confirmando que o sistema está em conformidade com a norma ambiental.
Nos últimos três dias, o auditor Neimar Ricardo Silva percorreu e avaliou os processos de água, de esgoto, as atividades administrativas e comerciais, e verificou que os serviços prestados pela Sanepar na cidade estão de acordo com os requisitos da norma.
Segundo o auditor, os resultados foram positivos e não foi encontrada nenhuma não-conformidade no Sistema de Gestão Ambiental.
Silva destacou a integração entre tecnologia e o sistema de gestão ambiental, citando como exemplo o Centro de Controle Operacional da empresa, além do engajamento das equipes como os pontos mais fortes. Ele também ressaltou que, após 25 anos de certificação, a cultura da sustentabilidade está presente na organização, demonstrando a preocupação da Companhia com a sustentabilidade e os princípios ambientais.
Para a gerente-geral da Sanepar, Rita Camana, o resultado de mais esta auditoria é reflexo da atuação dos empregados no seu dia a dia, demonstrando uma cultura voltada para a excelência ambiental. “Nossas equipes são responsáveis por manter o Sistema de Gestão Ambiental em Foz do Iguaçu e nestes 25 anos atingiram a maturidade de quem realiza o trabalho com convicção, consciência e compromisso ambiental”, diz.
Implantado desde 1999, o sistema passa por auditorias externas anuais para verificar se a prática adotada pela empresa está em conformidade com a legislação ambiental e de acordo com o estabelecido na ABNT NBR ISO 14.001.
A certificação abrange todas as unidades operacionais e administrativas da Sanepar em Foz do Iguaçu, sendo descrita como do rio ao rio. Ou seja, os requisitos ambientais são verificados desde a captação da água, tratamento e distribuição, até a coleta do esgoto, tratamento e disposição final nos corpos hídricos.
Mín. 21° Máx. 26°