Cerca de 400 pessoas participaram nesta terça-feira (26) do I Seminário Temático promovido pela Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda (SETR), que teve como tema as estratégias e desafios do mundo do trabalho. O evento organizado pelo Governo do Estado aconteceu no Canal da Música, em Curitiba, e contou com parcerias da Fiep, Fecomércio e Sebrae/PR, que cederam os profissionais responsáveis pelas palestras.
A abertura do Seminário contou com a participação do vice-governador Darci Piana, que destacou a necessidade de adaptação contínua dos trabalhadores às novas dinâmicas do mercado de trabalho, assim como a importância disso para a continuidade do desenvolvimento econômico do Paraná.
“Hoje, o Paraná tem um grande fluxo de indústrias e empresas inovadoras se instalando no Estado, o que demanda dos paranaenses a capacidade de trabalhar com as novas tecnologias e ferramentas, tanto nas cidades quanto no campo”, disse.
“Vivemos atualmente um ‘bom problema’, que é o excesso de vagas de emprego devido aos baixos índices de desemprego e o aumento de investimentos privados no Estado, por isso os trabalhadores precisam continuar se capacitando e se atualizando para que possam ocupar estas novas funções e alcançar uma remuneração melhor pelo seu trabalho”, acrescentou o vice-governador.
Entre os temas abordados ao longo das oito horas de evento, estavam tecnologia, inovação, sustentabilidade, comportamento profissional e aperfeiçoamento contínuo. O público foi composto principalmente por servidores e gestores públicos previamente credenciados, mas o seminário também foi aberto ao público em geral interessado nos assuntos debatidos.
Segundo o secretário estadual do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, o objetivo foi discutir os desafios contemporâneos do mercado de trabalho, as profissões do futuro, a importância do planejamento financeiro e da inteligência emocional.
“São tópicos importantes para capacitar e integrar os gestores públicos e o público em geral na perspectiva do mercado de trabalho emergente, propondo respostas às mudanças tecnológicas, sociais e econômicas, com foco em habilidades voltadas à tecnologia, inovação, sustentabilidade, comportamento e aperfeiçoamento profissional”, afirmou.
Para a gerente de Gestão e Inovação de Produtos do Sebrae/PR, Joana D´Arc Julia de Melo, as empresas e os profissionais precisam estar atentos ao aprendizado contínuo, que é essencial em um contexto de trabalho que se transforma cada vez mais rapidamente.
Com 4%, Paraná chega à 3ª menor taxa de desemprego da sua história, aponta IBGE
“Capacitar os atores de desenvolvimento do mundo do trabalho é fundamental para fortalecer o ecossistema empreendedor e intraempreendedor, além de facilitar a superação de desafios que são atemporais no mundo do trabalho e construir uma economia mais dinâmica e inovadora”, declarou Joana.
As palestras foram ministradas pela diretora da Escola de Gestão do Paraná, Aline Albano Justus; o diretor de Suprimentos e Infraestrutura do Senac/PR, Sidnei Lopes de Oliveira; a diretora Regional do Senai Paraná e reitora do Centro Universitário Senai Paraná, Fabiane Franciscone; e o consultor do Sebrae Maurício Reck.
Mín. 21° Máx. 26°