Com mais de 270 reservatórios de água tratada em Curitiba e Região Metropolitana, a Sanepar planeja e realiza manutenções e higienização constantes, procurando sempre manter a qualidade da água distribuída para a população. Cinquenta e três desses reservatórios são de grande porte e seis deles (Parolin, Mercês, Bairro Alto, Campo Comprido, Arujá e Corte Branco) passarão por higienização nos próximos dias.
Segundo o gerente Geral da Sanepar em Curitiba, Região Metropolitana e Litoral, Fábio Basso, a limpeza de reservatórios busca garantir a potabilidade da água, sendo realizada de modo que a normalização do abastecimento ocorra no menor tempo possível, com os menores impactos.
“A Sanepar investe cerca de R$ 2 milhões por ano apenas na higienização dos 53 reservatórios de grande porte do Sistema Integrado de Curitiba. Este investimento garante a potabilidade da água, reforça o nosso compromisso em garantir que a água chegue até as residências com a mesma qualidade que sai das estações da Sanepar”, afirma.
A próxima higienização será no Reservatório do Parolin, podendo gerar impactos na distribuição de água tratada nos bairros Água Verde, Guaíra, Parolin, Prado Velho, Rebouças e Vila Fanny. O serviço ocorrerá a partir das 8 horas desta quarta-feira, 27 de novembro, com normalização prevista para manhã de quinta-feira (28).
O Reservatório Parolin começou a operar em 2006, possui capacidade de armazenar 15.000 metros cúbicos e atende 53 mil pessoas. Apenas imóveis que não possuem caixa-d’água ou tem capacidade menor do que a de uso diário poderão ficar desabastecidos.
A limpeza do Reservatório Mercês ocorrerá em dezembro e poderá refletir na distribuição de água tratada dos bairros Abranches, Bigorrilho, Bom Retiro, Mercês, Pilarzinho, São Francisco, São Lourenço, Vista Alegre, Cascatinha e São João.
Também em dezembro, está prevista a limpeza do Reservatório Bairro Alto, que poderá impactar, em Curitiba, na distribuição de água tratada dos bairros: Atuba, Bacacheri, Bairro Alto, Capão da Imbuia Jardim Social e Tarumã. Em Colombo, o serviço poderá afetar a distribuição de água no bairro Atuba. A data da realização da higienização será divulgada em breve.
Já a higienização da Sanepar nos reservatórios Campo Comprido, Arujá (São José dos Pinhais) e Corte Branco não irá afetar a distribuição de água tratada.
RESERVA-–Conforme recomendação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), é importante que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros, o que permite que o imóvel se mantenha abastecido com água tratada por 24 horas, no mínimo. Dependendo do tipo de uso da água da Sanepar de cada imóvel, no entanto, a caixa-d’água precisará ter mais capacidade de armazenamento para atender às necessidades do cliente.
RESERVATÓRIOS DOMICILIARES– Para manter a potabilidade, a Sanepar recomenda também a higienização da caixa-d’água dos imóveis. A atividade não exige conhecimento qualificado, embora existam empresas especializadas nesse tipo de serviço. Caso deseje realizar a limpeza por conta própria, a Sanepar preparou um vídeo e uma lista das recomendações, disponível no site da empresa .
CANCELAMENTO– Os serviços programados da Sanepar podem ser cancelados por conta de condições climáticas na data da intervenção, situação que interfiram na segurança do trabalho ou da execução da atividade, problemas operacionais ou outros fatores externos que impeçam a execução dos serviços programados no prazo pré-determinado.
Mín. 21° Máx. 26°