Responsável pela fabricação de rótulos de marcas consolidadas no mercado e tecnologias para tags de pagamento, a multinacional brasileira Beontag Colacril celebra 40 anos de história, 23 deles em Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná. O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta sexta-feira (27) das comemorações da empresa na cidade e destacou a importância da corporação ao inovar na produção de tecnologias que são exportadas para diversos países do mundo.
A empresa é uma das principais fornecedoras mundiais em soluções de Internet das Coisas (IoT), materiais gráficos e etiquetas. Com operações em mais de 15 países e atuação em mais de 40 mercados internacionais, a Beontag é uma empresa global que oferece um portfólio completo de soluções para que as empresas divulguem suas marcas, gerenciem informações e compartilhem dados. Um exemplo são as tags utilizadas para pagamento de pedágios e estacionamentos e em etiquetas de roupas de grifes como Prada e Louis Vuitton.
“É um orgulho para o Paraná ver o crescimento de uma empresa que atua em uma área estratégica, de tecnologia, e que ajuda a consolidar o Paraná como um polo da inovação, exportando produtos e mão de obra para outros países”, afirmou Ratinho Junior. “É uma empresa que está expandindo seus negócios no mundo, ajudando a gerar muitos empregos para a cidade e o Estado”.
Paraná é 3º estado que mais gerou empregos no País nos 8 primeiros meses do ano
Em Campo Mourão, a indústria conta com apoio do programa de investimentos Paraná Competitivo, do Governo do Estado, com diferimento de ICMS para aquisição de produtos para a fabricação dos materiais e a liberação de crédito presumido para a aquisição de equipamentos. Atualmente, mais de 800 pessoas trabalham na fábrica, que está expandindo os negócios e pretende contratar novos funcionários.
Valdir Gaspar, fundador da Beontag, explicou que a fábrica foi instalada na cidade nos anos 2000, vinda de Ribeirão Preto (SP), e é a maior planta da empresa no âmbito mundial. “Adotamos o Paraná como nosso Estado do coração, os maiores investimentos nossos são feitos aqui em Campo Mourão. Começamos pequenos, com 40 funcionários, e estamos em fase de contratação, podendo chegar próximo a mil trabalhadores”, disse.
“Hoje somos a maior do mundo nesse mercado. Muitos dos rótulos que se veem nos mercados e farmácias são fabricados aqui em Campo Mourão e atendemos empresas na Ásia, na Europa e nas Américas, com grandes marcas em nosso portfólio”, ressaltou Gaspar. “Fazemos o caminho contrário e exportamos chips fabricados aqui para a China, fechamos um contrato com uma grande empresa postal dos Estados Unidos. O Paraná tem um ambiente bom, é um Estado muito próspero para se investir, com uma mão de obra muito boa e localização estratégica”.
O CEO da Beontag, Ricardo Lobo, destacou o apoio do Estado nas ampliação dos investimentos da empresa. “Desde que chegamos a Campo Mourão, sempre tivemos incentivo dos programas estaduais, inclusive nas expansões recentes. Temos a máquina mais moderna do Brasil, com 96 metros de comprimento e que fabrica 400 metros de adesivo por minuto”, explicou. “Também investimos R$ 250 milhões para fazer etiquetas chipadas. Estamos em um processo de modernização, em uma empresa que começou com ciência de materiais e passou para a produção eletrônica e, agora, de software”.
PRESENÇAS– Participaram do evento o secretário estadual do Turismo, Marcio Nunes, e o subchefe da Casa Civil, Lúcio Tasso.
Mín. 19° Máx. 32°