O projeto Qualifica Paraná Mais Mulheres, executado pela Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, vai ofertar 630 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos na área da construção civil . O objetivo do projeto, que conta com parceria do Senai-PR e Heineken Brasil, é ampliar a participação feminina no setor que tem grande demanda por mão de obra qualificada.
O Qualifica Paraná Mais Mulheres possui nove modalidades de cursos profissionalizantes, todos com carga horária de 40 horas e subsídio de R$ 300. A previsão é que 28 localidades no Estado sejam atendidas pelo projeto até o final de 2024. As primeiras turmas iniciarão ainda em agosto nos municípios de Curitiba, Jaguariaíva, Guarapuava, Campo Largo, Maringá, Santo Antônio da Platina e Toledo.
De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o Paraná gerou 13.400 novos postos de trabalho do setor da construção civil nos seis primeiros meses deste ano. Deste total, apenas 1.094 vagas foram ocupadas por mulheres.
Com 5,7 mil vagas na indústria, Agências do Trabalhador têm 20,5 mil empregos disponíveis
Segundo o secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, a formação de mão de obra qualificada vai ampliar o percentual de participação feminina no saldo de empregos gerados na área. "Há uma procura do setor por mão de obra qualificada em todas as regiões do Estado, a qual acreditamos que possa ser atendida por trabalhadoras capacitadas", afirmou.
Além de suprir a procura por profissionais, o projeto também facilita a inserção de mulheres no mercado de trabalho que está em expansão, sendo o terceiro no Estado que mais abriu vagas de emprego no primeiro semestre de 2024.
Os setores de Serviços e Indústria abriram 60.267 e 25.900 postos de trabalho, respectivamente. Por meio da rede Sine estadual (Agências do Trabalhador), foram intermediados 11.843 contratos de trabalho na área desde o início deste ano, um avanço de 77% em relação ao mesmo período de 2023 (6.682). "Nosso objetivo é atender a grande demanda do setor por mão de obra com a intermediação de nossas Agências do Trabalhador, tendo cadastradas trabalhadoras qualificadas para as vagas", explicou o secretário.
MODALIDADES– O projeto irá oferecer cursos em nove modalidades com carga horária de 40h cada: Aplicação de Revestimento Cerâmico e Porcelanato, Eletricidade Básica Predial, Técnica de Pintura de Obras, Técnicas de Drywall, Técnicas de Alvenaria, Aplicação de Reboco, Carpintaria de Obras, Instalação hidráulica Predial e Alvenaria para Pedreiros.
MAIS INFORMAÇÕES– Alunas inscritas com assiduidade e aproveitamento de pelo menos 75% e média de 6,0 ou mais receberão certificação emitida pelo Senai -PR. As inscrições podem ser feitas no site www.qualificacao.pr.gov.br ou diretamente na Agência do Trabalhador de cada município contemplado.
Mín. 19° Máx. 28°