Quarta, 24 de Julho de 2024
Publicidade

Educação avança mais uma etapa na seleção do Ganhando o Mundo Diretor

Foi divulgada a homologação final das inscrições no programa. É uma fase intermediária, não configurando chamada definitiva. Divulgação da classif...

09/07/2024 às 17h47
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: Jaelson Lucas/Arquivo AEN
Foto: Jaelson Lucas/Arquivo AEN

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) divulgou nesta terça-feira (09) a homologação do resultado final das inscrições ao Ganhando o Mundo Diretor, programa de intercâmbio para diretores da rede pública estadual de ensino. A iniciativa do Governo do Estado vai levar, neste ano, 100 diretores de escolas estaduais para uma formação pedagógica no Chile, com embarque previsto para agosto.

A lista divulgada constitui homologação final das inscrições no processo seletivo, não configurando chamada definitiva, mas etapa intermediária. Nos próximos dias, a comissão responsável da Secretaria da Educação realizará o processo de classificação dos selecionados. A expectativa é que no dia 16 de julho seja divulgado o resultado preliminar dos classificados.

Passado o período de recursos e análise, a divulgação da classificação final dos diretores que irão ao Chile ocorrerá na segunda-feira, dia 22 de julho. A previsão é que o primeiro grupo de diretores embarque no próximo mês ao Chile, onde permanecerá por duas semanas.

O programa, que já se consolidou como referência nacional, após oferecer intercâmbios para estudantes e centenas de professores, em países da América do Norte, Europa e Oceania, se expande em 2024 incluindo também diretores. O investimento do Governo do Estado nesta primeira edição do Ganhando o Mundo Diretor é de aproximadamente R$ 5 milhões.

Segundo o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, a escolha pelo Chile se deu pelo desempenho do País no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), que foi superior na América Latina, e à sua proposta de formação continuada de diretores, alinhada à prática pedagógica no contexto escolar.

"Nossos diretores receberão formação de grandes especialistas em avaliação e acompanhamento de professores. O contato com essas diferentes abordagens pedagógicas e práticas de gestão escolar poderá inspirar inovações que beneficiem a comunidade escolar, contribuindo ainda mais para o fortalecimento da educação no Paraná", afirma.

GANHANDO O MUNDO– A primeira edição do programa Ganhando o Mundo aconteceu no ano de 2022, quando 100 alunos fizeram um intercâmbio no Canadá. Na edição seguinte, outros 100 estudantes viajaram para a Nova Zelândia. No ano passado, o programa foi ampliado para professores da rede estadual, e também levou outros 40 estudantes para estudar por um semestre na França.

Em 2024, está acontecendo a maior edição Ganhando o Mundo, com foco nos países de língua inglesa. Mil estudantes embarcaram para Canadá, Nova Zelândia, Austrália e Inglaterra e outros 50 deverão embarcar em agosto para os Estados Unidos. Boa parte já desembarcou no Brasil neste mês de junho, com muitas histórias pra contar.

Em fase de convocações, o Ganhando o Mundo 2025 vai superar a edição deste ano e levará 1.200 alunos da rede estadual de ensino para cinco países de língua inglesa (Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido). Durante seis meses, os jovens farão curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil, com todas as despesas pagas. Participaram do processo seletivo 12 mil alunos e, do total de 1.200 vagas abertas, 1.100 já estão preenchidas.

No dia 25 de junho, a Secretaria da Educação do Paraná também divulgou as primeiras chamadas dos alunos para o programa Ganhando o Mundo Agrícola. Já estão disponíveis no site da Pasta o edital com os nomes dos estudantes convocados em primeira chamada e o edital com a chamada complementar, trazendo os nomes dos convocados para substituir os primeiros desistentes.

Todo o custo do Ganhando o Mundo é pago pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Educação, incluindo a viagem, os cursos, a estadia, a alimentação, um seguro e uma bolsa-auxílio para os intercambistas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias