Quarta, 24 de Julho de 2024
Publicidade

Governo sanciona fundo voltado para investimentos em infraestrutura

Governador em exercício Darci Piana sancionou lei no 22.056/2024, que institui o Fundo Estadual em Infraestrutura Inteligente (Feiin). Objetivo é ...

05/07/2024 às 00h20
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

O governador em exercício Darci Piana sancionou nesta quinta-feira (4) a lei no 22.056/2024, que institui o Fundo Estadual em Infraestrutura Inteligente (Feiin). O objetivo do fundo é ampliar os investimentos públicos no Estado e promover o desenvolvimento de projetos estratégicos nas áreas de infraestrutura rural, transportes, logística e de sustentabilidade.

As receitas que comporão o Feiin serão provenientes deroyalties, ou seja, de pagamentos compensatórios efetuados por empresas que atuam na extração de petróleo, gás natural, xisto e outros recursos minerais, bem como na produção de energia elétrica a partir de reservatórios localizados no território paranaense.

Essas compensações incluem, por exemplo,royaltiesda Usina de Itaipu e da operação da Unidade de Industrialização do Xisto, em São Mateus do Sul.

Segundo o governador em exercício, a criação do Fundo Estadual em Infraestrutura Inteligente fortalece o Paraná para o futuro “O novo fundo irá garantir os recursos necessários para projetos que impulsionarão nosso desenvolvimento econômico e social de forma sustentável”, diz Piana.

O fundo será gerido pelo Conselho Deliberativo do Feiin, coordenado pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) e composto por titulares das secretarias beneficiadas pelos recursos, além da Casa Civil e da Procuradoria-Geral do Estado.

Os investimentos serão direcionados para programas, ações e projetos que visem melhorar a infraestrutura, sob a responsabilidade das secretarias da Agricultura e do Abastecimento (Seab); de Infraestrutura e Logística (Seil); e do Desenvolvimento Sustentável (Sedest); bem como do Instituto Água e Terra (IAT).

INVESTIMENTOS– Os investimentos do Governo do Paraná cresceram mais de 300% entre o primeiro quadrimestre de 2019 e o mesmo período de 2024, saltando de R$ 462 milhões para R$ 1,9 bilhão em empenhos.

Norberto Ortigara, secretário da Fazenda, ressalta que a criação do Feiin representa um avanço significativo, pois permite alavancar o direcionamento de recursos aplicados nos investimentos públicos do Paraná. “O fundo irá operar com um fluxo anual na ordem de centenas de milhões de reais. Esse tipo de despesa de capital é crucial para o crescimento contínuo do Estado e para atrair investimentos privados, em um ciclo econômico virtuoso. A sólida situação fiscal do Paraná viabiliza esse tipo de iniciativa, que expande potenciais produtivos sem afetar a saúde das finanças públicas”, destaca.

O Feiin tem como objetivo criar uma destinação eficiente e estratégica para osroyaltiesrecebidos pelo Estado, de forma que priorizem o fortalecimento da infraestrutura de transporte, as políticas de incentivo e expansão para o setor agropecuário e a ações que promovam desenvolvimento econômico equitativo e resiliência às mudanças climáticas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias