Sábado, 28 de Maio de 2022
19°

Chuva

Maripá - PR

Trânsito Paraná

Alunos de Colombo são os primeiros a conhecer as ações educativas do Detranzinho

Alunos do 4º ano da escola municipal Ernesto Ferreira Santiago, de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, foram os primeiros a participar do...

13/05/2022 às 09h45
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: DetranPR
Foto: DetranPR

Alunos do 4º ano da escola municipal Ernesto Ferreira Santiago, de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, foram os primeiros a participar do programa Conhecendo o Detran/BPTran e Detranzinho. Eles estiveram no local nesta quinta-feira (12). A ação, que terá a partir de agora um calendário regular de atividades, fez parte das ações do Maio Amarelo, desenvolvido pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) e outros órgãos estaduais.

Primeiro, os alunos vão até o Detran, onde assistem palestra sobre educação no trânsito e conhecem um pouco mais sobre o órgão. Em seguida, vão até o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), onde recebem orientações sobre fiscalização de trânsito e conhecem uma viatura policial.

Em seguida, o grupo parte para o Detranzinho , onde simulam vivências reais no trânsito como pedestres, ciclistas e motoristas, e aprendem também a ser agentes de trânsito.  Inaugurada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em 11 de abril, a minicidade é uma parceria entre o Detran e a Polícia Militar do Paraná, por meio da Escola Pública de Trânsito e o BPTran.

Trata-se de um espaço onde as crianças aprendem na prática como funciona o dia a dia no trânsito para saberem desde cedo os direitos e deveres de motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas. Há simulação de espaços de trânsito com placas de sinalização e diversos elementos urbanos. Iniciado por Curitiba e Região Metropolitana, o projeto será replicado em outras cidades.

“Nós fizemos a primeira ação com filhos dos servidores do Detran e identificamos alguns ajustes que precisavam ser feitos antes de começarmos a receber alunos de escolas. Estamos felizes agora que realmente o Detranzinho ganhou vida e recebeu os primeiros alunos”, comentou o diretor-geral do Detran, Adriano Furtado.

Para a segundo-tenente Fernanda Andrade Santos, do BPTran, o projeto é de suma importância por tratar sobre a educação no trânsito voltada para o público infantil, com o objetivo de formar cidadãos mais conscientes, cuidadosos e responsáveis.

“Desde pequenos eles tornam a preservação da vida uma prioridade. Além disto, uma criança bem informada pode fazer os mais velhos recordarem as regras básicas para um trânsito seguro”, afirmou.

A próxima visita de escola está agendada para o dia 19 deste mês. Podem participar alunos do ensino fundamental de escolas municipais, estaduais ou particulares. O agendamento pode ser solicitado pelo e-mail [email protected], enviando o formulário preenchido.

Acesse o formulário a ser preenchido

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias