Quinta, 20 de Janeiro de 2022
36°

Poucas nuvens

Maripá - PR

Cultura Paraná

MIS-PR inaugura nova exposição fotográfica focada em inclusão

O Museu da Imagem e do Som do Paraná inaugurou nesta terça-feira (30) a exposição Imagens do MIS: Diálogos com o Tempo, que apresenta uma série de ...

01/12/2021 às 14h20
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:

O Museu da Imagem e do Som do Paraná inaugurou nesta terça-feira (30) a exposição Imagens do MIS: Diálogos com o Tempo, que apresenta uma série de imagens e objetos tridimensionais do acervo. A principal novidade, porém, está no trabalho de audiodescrição, que possibilita que deficientes visuais também tenham acesso aos trabalhos.

Na abertura, a diretora do MIS-PR, Mirele Camargo, ressaltou a importância de uma exposição como essa. “Permite que pessoas com deficiência visual possam também interagir com as obras”. Opinião compartilhada por Enio Rodrigues da Rosa, presidente do Instituto Paranaense de Cegos: “A audiodescrição, e falo como pessoa usuária, pessoa cega, é uma ferramenta indispensável para nos colocar em contato com o muito. É preciso ampliar a iniciativa”.

“É emocionante poder ouvir as obras. Foi importante sentir a diferença entre ver as obras e ouvir as obras. É muito simbólico que tenhamos começado esse projeto pelo MIS”, disse Luciana Casagrande Pereira, superintendente-geral da Cultura do Paraná. Ela, em seguida, fez coro à fala de Enio: “Temos um longo caminho pela frente, mas o primeiro passo foi dado”.

Também esteve presente no evento o deputado estadual Goura Nataraj, membro da Comissão de Cultura da Câmara.

A EXPOSIÇÃO- A mostra coloca em perspectiva o acervo do MIS-PR, propondo um mergulho temporal que só as tecnologias fotográficas permitem. As imagens do passado, antes descritas principalmente pela memória, puderam ser impressas e vistas no cinema e na televisão. Através de uma imagem fotográfica, estática aparentemente, é possível conectar com as pessoas e com as coisas que se denominam em geral de “antigas”.

Segundo José Luiz de Carvalho, historiador do MIS-PR e integrante da equipe curatorial da exposição, a mostra é constituída de fotografias reproduzidas de antigas chapas de vidro e outras coleções fotográficas do museu. “Mostra aspectos da cultura e da história do Paraná. Percorre um período do início do século XX até a década de 1980; seu objetivo é possibilitar tanto uma visão histórica da fotografia no Estado quanto crítica de sua formação social”.

FILMES- A exposição conta também com a exibição de dois documentários, ambos dirigidos por paranaenses. As sessões serão em duas modalidades: som original e audiodescrição. 

Os filmes exibidos são "Mato Eles", de Sergio Bianchi; e "Quilombolas das Lauráceas", de Flavio Rogério Rocha. 

Para conferir datas e horários de exibição consulte a programação AQUI.

SERVIÇO:MIS: Diálogos com o Tempo.

Local: Museu da Imagem e do Som do Paraná - Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro – Curitiba - Paraná.

Data: 23 de novembro de 2021 a 27 de março de 2022.

De terça-feira a sexta-feira: 9h às 18h.

Sábados, domingos e feriados: 10h às 16h.

Piso térreo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias