Segunda, 06 de Dezembro de 2021
23°

Tempo aberto

Maripá - PR

Cultura Paraná

Cultura e UEPG dão boas-vindas aos alunos da Bolsa Qualificação Cultural

A transmissão, que contou com mais de 12 mil espectadores, teve como objetivo expor detalhadamente todas as informações necessárias para que alunos...

20/10/2021 às 18h05
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
© SECC
© SECC

A live de abertura e boas-vindas aos alunos do curso do programa Bolsa Qualificação Cultural aconteceu na noite desta terça-feira (19) com mais de 12 mil espectadores. Trata-se de uma iniciativa inédita no Brasil por parte da Secretaria da Comunicação Social e da Cultura, Superintendência-Geral da Cultura e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Este é o maior programa de qualificação cultural do país e conta com recursos da Lei Federal Aldir Blanc.

A transmissão teve como objetivo expor detalhadamente todas as informações necessárias para que alunos e alunas do programa tenham um ótimo curso e uma excelente experiência formativa e acadêmica, aprimorando conhecimentos de produção e captação de recursos em prol de seus próprios projetos culturais. 

O coordenador do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead) e pró-reitor de graduação da UEPG, professor Carlos Willians Jaques Morais disse, na abertura da live, que este é um dia histórico, pois demarca um novo modo de fazer cultura no Estado.

A superintendente-geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, reforçou a atenção da Superintendência na distribuição igualitária e proporcional das 12 mil vagas disponíveis no programa entre todas as regiões do Estado.

"Cada um dos 399 municípios do Estado teve a oportunidade de inscrever pessoas da área cultural para aprender, se qualificar, e aprimorar suas habilidades, mas principalmente para conseguir tirar as ideias da cabeça", afirmou. "São 399 municípios se capacitando para buscar recursos. Isso significa o Estado com maior potencial do país para acessar recursos culturais”.

Segundo Luciana, os editais do Paraná historicamente concentram mais inscrições de proponentes que residem em grandes municípios, caracterizando certa concentração na destinação de verbas das políticas públicas culturais no Estado. A intenção do programa Bolsa Qualificação Cultural é capacitar pessoas em todas as cidades do Paraná para justamente descentralizar e fomentar a cultura em todas as regiões. 

O CURSO- Todos os inscritos deverão receber um e-mail informativo da Nutead – UEPG contendo informações sobre o acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). É no AVA que serão transmitidos todos os módulos de aulas do curso. O aluno deve checar sua caixa de spam caso o e-mail não esteja na caixa de entrada. Veja o passo a passo de como acessar o AVA:

O aluno deve acessar esteLINK. Para o login, informar o CPF completo, sem ponto e traço, somente os números. Não precisa tirar o zero à frente do número. No campo de inserção da senha, repetir o número de CPF e, depois, enter ou clicar em "Acessar". 

Após entrar no ambiente virtual, o aluno será encaminhado para a página inicial. O curso que ele vai fazer é "Projetos Culturais" ou "Povos, Comunidades Tradicionais e Cultura Popular". No ambiente virtual, aparecerá somente um desses dois cursos, ou seja, apenas o curso no qual está inscrito. Clicar sobre o card com o nome do curso.

Abrirá uma tela de Declaração de Não-Impedimento de Participação no Edital. No final da página, clicar no link em azul, selecionar a opção "Eu declaro e confirmo que não possuo nenhum impedimento" e depois, clique em "Gravar minha resposta".  A partir do envio da declaração, o conteúdo passa a ser habilitado para o acesso. 

Em cada módulo disponível no AVA haverá informações sobre os professores que ministrarão os módulos e o período de execução de cada um. O estudante pode realizar os módulos em qualquer dia ou horário, desde que complete todas as atividades no prazo indicado. Este é um dos princípios do Ensino a Distância: maior autonomia para os alunos. O Acesso pode ser via computador ou celular, como for mais prático. 

Visando acesso total e democrático a todos os cursistas, pessoas sem acesso à internet, computadores ou celulares, que tiveram o apoio de facilitadores ou agentes de cultura no ato da inscrição, receberão o material impresso de todos módulos, com instruções para os estudos e realização das as atividades. Essa é uma ação coordenada no momento das inscrições, etapa em que a SECC e UEPG puderam identificar as necessidades da população, com atenção especial às comunidades tradicionais do Paraná. Demais cursistas que não fizeram a inscrição presencial e queiram material impresso poderão fazer a impressão do material direto da plataforma. 

NOTAS E PONTUAÇÃO- Um dos critérios do curso é atingir no mínimo 70% da nota total. O curso inteiro vale 100 pontos, sendo o primeiro módulo 40 pontos, o segundo 30 e o terceiro 30. Será aprovado atingindo, no mínimo, 70 pontos. Se errar alguma atividade poderá refazer até acertar. 

A liberação do pagamento das parcelas da Bolsa acontece sempre de três a cinco dias após a finalização do cronograma estabelecido de cada módulo. A equipe da Nutead–UEPG está à disposição dos alunos para sanar qualquer dúvida ou eventual problema técnico. Basta entrar em contato com o suporte técnico.

SUPORTE
WhatsApp: (42) 99993-8626
E-mail: [email protected]

Para mais detalhes ou informações, basta ver ou rever a live com a apresentação dos detalhes de funcionamento e acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem das aulas do Bolsa Qualificação Cultural.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Veja também
Ele1 - Criar site de notícias