Sexta, 22 de Janeiro de 2021 12:19
44 99988-4455
Decreto Covid-19

Governo do Paraná amplia restrições e publica resolução que manda fiéis evitar louvores nas igrejas

Outra vez igrejas são as mais atingidas....

04/12/2020 09h45 Atualizada há 2 meses
1.625
Por: Redação Fonte: A Gazeta Web
Governo do Paraná amplia restrições e publica resolução que manda fiéis evitar louvores nas igrejas

O Governo do Estado ampliou as medidas restritivas para evitar a propagação do novo coronavírus e conter o aumento das infecções no Paraná.

As novas medidas restritivas foram elaboradas em conjunto com as 29 cidades que formam a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), onde a fiscalização tem se mostrado ineficiente por parte dos municípios e o número de casos tem aumentado.

Para tentar resolver o problema da RMC (Região Metropolitana de Curitiba) o governo pune todo o Estado, sem distinção entre os municípios, com novas restrições publicadas no decreto 6294/2020, na noite desta quinta-feira (03), que estabelece, entre outras regras, a proibição de confraternizações e eventos presenciais que causem aglomerações com grupos de mais de 10 pessoas, excluídas da contagem crianças de até 14 anos.

A exceção são ações sem contato físico, incluindo o modelo drive in. O documento é válido por 15 dias, prorrogáveis ou não.

RESTRIÇÕES ÀS ATIVIDADES RELIGIOSAS

Embora existam muitas áreas que necessitem de fiscalização, o governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde dedicou uma resolução inteira, com 34 artigos, em seis páginas, estabelecendo as restrições às atividades religiosas.

SEM LOUVOR

As restrições incluem desde público de no máximo 30% dentro dos templos até a sugestão para que os fiéis, mesmo com o distanciamento e usando máscaras não cantem seus louvores a Deus nas igrejas e que se restrinjam a ouvir músicas eletrônicas ou instrumentais, sem participar do louvor. “Os cantos com louvores devem ser evitados, e sempre que possível substituídos por músicas eletrônicas ou instrumentais”, orienta o artigo 17 da resolução nº 1434/2020, da Secretaria de Estado da Saúde, assinado pelo secretário Beto Preto, que até 2016 era filiado do PT, mas hoje faz parte do governo Ratinho Junior.

As medidas começam a valer na segunda-feira (07) para dar tempo de as igrejas se organizarem. O texto recomenda ainda que a população realize atos religiosos em casa, de forma individual ou em família, sendo corroborado pelo decreto 6294/2020 assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.

OUTRAS PROIBIÇÕES

O decreto prevê também a proibição da comercialização e do consumo em vias e espaços públicos de bebidas alcoólicas das 23 horas às 5 horas. A decisão acompanha o impedimento provisório na circulação de pessoas no mesmo período, medida em vigor no Estado desde a quarta-feira (02).

Apenas serviços considerados essenciais, regidos pelo decreto estadual 4.317/20, como saúde, segurança pública, limpeza pública, produção, distribuição e comercialização de alimentos, ficam liberados da restrição de circulação.

“Essas medidas são fundamentais. É claro que o vírus não tem horário, mas cerca de 15% dos nossos leitos de UTI são usados em decorrência de traumas. Em muitos casos por pessoas que bebem, pegam o carro e acabam se acidentando. Isso libera leitos para combater o coronavírus, para dar assistência a quem está contaminado”, ressaltou Ratinho Junior.


Resolução com restrições às igrejas: Clique Aqui

Decreto do Governo do Estado nº 6294/2020: Clique Aqui

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Maripá - PR
Atualizado às 12h11 - Fonte: Climatempo
26°
Muitas nuvens

Mín. 19° Máx. 26°

27° Sensação
15.9 km/h Vento
57.4% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (23/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Domingo (24/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias