Quarta, 08 de Dezembro de 2021
26°

Tempo aberto

Maripá - PR

Municípios Outubro Rosa

Outubro Rosa vai reforçar formas de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero em Maripá

Veiculada em jornal impresso, rádios e sites da região, a campanha vai destacar as três principais formas de prevenção às doenças.

30/09/2021 às 14h13
Por: Redação Fonte: Prefeitura do Município de Maripá / Camila Angst
Compartilhe:
Outubro Rosa vai reforçar formas de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero em Maripá

O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização realizado anualmente para o controle do câncer de mama e do colo do útero. Este ano, o Município de Maripá irá promover uma campanha para reforçar as formas de prevenção a fim de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento.

“Com a pandemia, muitas pessoas deixaram de realizar os exames de rotina, o que inclui os exames preventivos necessários para as mulheres. Com essa campanha, nosso objetivo é reforçar que os serviços continuam sendo oferecidos o ano todo e trazer esse público até a unidade de saúde para realizar os exames, já que o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento”, pontua a secretária de Saúde, Marguid Maas Lerner.

Veiculada em jornal impresso, rádios e sites da região, a campanha vai destacar as três principais formas de prevenção às doenças. A primeira é o autoexame para identificar alterações suspeitas nos seios, como nódulos (caroço), geralmente sem dor, pele da mama avermelhadas, retraída ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peto, pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço, saída de líquido anormal das mamas. Caso perceba qualquer uma dessas alteração, deve-se procurar os serviços de saúde imediatamente para uma investigação do caso.

Outras formas de prevenção são realizadas através de exames disponibilizados gratuitamente por meio da Secretaria Municipal de Saúde, sendo a mamografia indicada para mulheres de 50 a 69 anos e o exame preventivo ginecológico para mulheres entre 25 e 64 anos. O atendimento será realizado em horário de expediente e também terá horários noturnos, conforme agendamento. Para realizar os exames, basta entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde e escolher a melhor data.

Durante todo o mês de outubro, o Paço Municipal, as Subprefeituras dos Distritos de Candeia e Pérola Independente e as escadarias do Lago Municipal vão ser iluminados com a cor rosa.

DADOS - O câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no País, com taxa de mortalidade ajustada (que mede os riscos em termos percentuais) por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23 por 100 mil habitantes. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias