Sexta, 23 de Outubro de 2020 20:59
44 99988-4455
Regional Regional

Azul Linhas Aéreas volta a operar em Cascavel, mas ainda não tem previsão de data para a retomada em Toledo

Voo entre Cascavel e o Aeroporto de Viracopos em Campinas-SP.

17/09/2020 08h29 Atualizada há 1 mês
57
Por: Redação Fonte: Toledo News
 Foto: Divulgação Prefeitura de Toledo
Foto: Divulgação Prefeitura de Toledo

A Azul Linhas Aéreas voltou a operar no Aeroporto Coronel Adalberto Mendes da Silva, em Cascavel na última segunda-feira (14), com voo entre Cascavel e o Aeroporto de Viracopos em Campinas-SP. Desde o dia 02 de julho a Gol Linhas Aéreas voltou a operar em Cascavel, com voos três vezes por semana, com destino ao Aeroporto de Guarulhos-SP.

Com a retomada das operações da Azul em Cascavel, reacenderam as expectativas pela volta dos voos comerciais a cidade de Toledo no Aeroporto Luiz Dalcanale Filho. Os voos comerciais entre Toledo e Curitiba e da capital até Toledo foram paralisados em 22 de março, por conta da pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus (Covid-19). Na ocasião a empresa informou que os voos estavam suspensos até o dia 30 de junho, podendo retornar em 1º de julho.

No entanto no mês de maio a empresa informou, por meio de sua assessoria de imprensa que os voos estavam paralisados por tempo indeterminado, alegando problemas econômicos causados pela pandemia de Coronavírus.

De acordo com o gestor do Aeroporto Luiz Dalcanale Filho, Luciano Puzzi, ainda não existe qualquer previsão sobre a retomada dos voos comerciais em Toledo. “Nós estamos mantendo contato direto com a Azul, mas ainda não temos uma data prevista para a retomada. Esperamos que isso aconteça o quanto antes, pois será muito importante para o Aeroporto e também para a economia de Toledo e região”, esclareceu.

Além da retomada das operações da Azul Linhas Aéreas, em Cascavel, a empresa informou que pretende voltar a operar em breve nos aeroportos de Carajás-PA, Imperatriz-MA, Barreiras-BA, e Rio Verde-GO.

Luciano Puzzi, salienta que a expectativa é de que com bons resultados em Cascavel, a Azul dê um sinal positivo para a volta em Toledo. “Nós ainda não temos uma previsão de retorno, todavia esperamos que com uma demanda interessante em Cascavel, a Azul entenda que seja o momento do retorno das operações em Toledo”.

Contato mantido com a Azul

A Azul Linhas Aéreas já deu indícios de que pretende manter os voos comerciais na cidade de Toledo. A empresa já retomou as atividades em Cascavel e Foz do Iguaçu e em breve deve retornar também em outras cidades do interior.

A boa notícia para Toledo é que a Azul já sinalizou pela manutenção de toda a sua base no Aeroporto Luiz Dalcanale Filho, o que demonstra que a empresa está interessada em manter as suas atividades no município. Esse foi um dos fatores destacados pelo gestor do Aeroporto. “A Azul já pediu pela manutenção de sua base aérea em Toledo, o que é uma sinalização importante para uma volta. O setor aéreo, assim como vários outros setores encontraram dificuldades por conta da pandemia e a Azul retomou as suas operações aos poucos. No início o retorno foi com as capitais, depois vieram os grandes centros e aos poucos eles devem retomar as atividades nas cidades do interior”, informou.

Manutenção do Aeroporto

Os voos comerciais foram paralisados em Toledo ainda no mês de março, no entanto os voos particulares seguem operando normalmente. “Nossa equipe segue trabalhando normalmente no Aeroporto e está garantido toda a manutenção necessária, tanto para a operacionalização dos voos particulares, quanto para a retomada dos voos comerciais”, ponderou, Luciano Puzzi.

Caso a Azul Linhas Aéreas acene para a retomada dos voos comerciais em Toledo, o gestor do Aeródromo garante que o local estará apto imediatamente para uma retomada. “A manutenção aeroportuária e a manutenção de equipamentos essenciais para a navegação aérea estão em dia. Toda a equipe administrativa, desde fiscais de pátio e de pista, até os agentes de proteção da aviação (APACs), e demais itens necessários para o funcionamento do Aeroporto e operação dos voos comerciais também estão em dia. Isso torna o Aeroporto apto para voltar a receber os voos da Azul a qualquer momento”, explicou, Puzzi.

O período de paralisação dos voos comerciais não causará nenhum impacto na certificação do Aeroporto junto a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Isso porque a documentação segue em dia e toda a estrutura do campo de aviação foi mantida e permanece em constante manutenção.

Resultados

O Aeroporto Luiz Dalcanale Filho retomou a operação de voos comerciais em 09 de janeiro de 2019. Naquela ocasião um voo comercial voltou a pousar em Toledo depois de oito anos. O voo da Azul pousou em Toledo, vindo de Curitiba e em seguida retornou a capital paranaense.

Em um primeiro momento os voos eram semanais, pousando em Toledo todas as quartas à tarde. Logo depois os voos passaram para o período da manhã, mas não levou muito tempo para a Azul implantar voos diários com exceção dos sábados.

Entre 09 de janeiro de 2019, data da retomada e o dia 22 de março, a data da paralisação, a Azul realizou um total de 552 operações, com 92,90% delas concluídas com sucesso. Em um ano e dois meses 30 mil pessoas embarcaram ou desembarcaram no Aeroporto de Toledo. Outros números de destaque foram referentes a ocupação da aeronave, que teve 83% de lotação entre Toledo e Curitiba e 75% de lotação entre a Capital e Toledo.

O gestor do Aeroporto Luiz Dalcanale Filho, Luciano Puzzi, ressaltou os bons resultados em pouco mais de um ano de operação. “ Os resultados foram excelentes no período de operação dos voos comerciais em Toledo. São números muito significativos e que ratificam a importância dos voos para a cidade de Toledo e região. Outro ponto é que os resultados demonstram que a nossa população demanda desse tipo de transporte, além é claro de ser um fator de enorme contribuição para economia local, visto que muitas pessoas e empresas vieram a Toledo a negócios através do Aeroporto. Por todos esses motivos esperamos que a Azul volte a operar em Toledo o quanto antes”, finalizou o gestor.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias