Domingo, 20 de Setembro de 2020 02:29
44 99988-4455
Maripá Saúde

Secretaria de Saúde cria ambulatório Covid-19 em Maripá

O local conta com médicos e enfermeiro, que atendem os pacientes que possuem queixa de síndrome gripal, com sintomas leves a moderados

13/08/2020 16h47
175
Por: Redação Fonte: Prefeitura do Município de Maripá/Camila Angst
Secretaria de Saúde cria ambulatório Covid-19 em Maripá

A Secretaria de Saúde de Maripá iniciou na segunda-feira (3) os atendimentos no novo Ambulatório Covid-19, anexo ao Pronto Atendimento 24 Horas. Uma nova área foi estruturada com o objetivo de qualificar o atendimento prestado aos pacientes sintomáticos respiratórios atendidos na rede pública de saúde, prezando pela segurança dos pacientes e equipes de saúde.

O local conta com médicos e enfermeiro, que atendem os pacientes que possuem queixa de síndrome gripal, com sintomas leves a moderados. Eles também realizam a testagem dos pacientes suspeitos, - seja a coleta do exame RT-PCR (onde é coletada uma amostra de secreção das cavidades nasal e oro faringe) ou o teste rápido - fazem a notificação de isolamento domiciliar e o afastamento laboral dos pacientes, prestam orientações, solicitam exames complementares, prescrevem medicamentos, acompanham e monitoram os casos, e ainda prestam o atendimento pós-covid. Para tanto, foi necessária a contratação de mais uma profissional médica para atuar exclusivamente no local.

Os exames são enviados todos os dias para o laboratório da 20ª Regional de Saúde de Toledo e de lá partem para Curitiba, onde são analisados pelo LACEN - Laboratório Central do Estado do Paraná ou pelo IBMP – Instituto de Biologia Molecular do Paraná. Em média, os resultados chegam ao município em 4 a 5 dias. “É importante lembrar que desde o início dos sintomas até o término deles, o paciente suspeito e todos os moradores da mesma residência, devem ficar em isolamento domiciliar. O protocolo inicial é de 10 dias, podendo ser mais ou menos, dependendo de cada caso”, explica a secretária de Saúde, Andréia Bento Maria Scudeller.

ORIENTAÇÕES - As pessoas que apresentarem sintomas gripais podem procurar o ambulatório de forma espontânea ou fazer o agendamento por telefone. Acompanhantes somente são permitidos para crianças, idosos, gestantes ou portadores de necessidades especiais.

O funcionamento do espaço é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, localizado na Rua Pinto Bandeira, nº 788, aos fundos do Pronto Atendimento 24 Horas. O telefone para contato é (44) 3687-1133 ou (44) 3687-1249 ramal 2209.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Maripá - PR
Atualizado às 02h14 - Fonte: Climatempo
10°
Poucas nuvens

Mín. Máx. 23°

° Sensação
22.5 km/h Vento
62.4% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (21/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 23°

Sol com algumas nuvens
Terça (22/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias