Sexta, 14 de Agosto de 2020 22:43
44 99988-4455
Economia Biopark

Tecnologia para a atividade avícola é a área de atuação de nova startup residente no Biopark

A startup Trinovati Tecnologia gera informações em tempo real que fornecem dados estratégicos para todos os envolvidos na cadeira produtiva

22/07/2020 07h56 Atualizada há 3 semanas
91
Por: Redação
Os sócios Genoino Sonda Junior e Roni José Gasparetto integram a Trinovati Tecnologia
Os sócios Genoino Sonda Junior e Roni José Gasparetto integram a Trinovati Tecnologia

O Paraná abateu mais de 1,87 bilhão de aves em 2019, o que representou crescimento de 6,43% em relação ao ano anterior segundo dados do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar). Neste cenário, o Oeste do Estado foi responsável por 663,6 milhões de aves (35,42% do total). Com um mercado em crescimento, é cada vez maior a busca por soluções que tragam mais competitividade para a atividade. Soluções como a da startup Trinovati Tecnologia, nova residente no Biopark, que atua com o monitoramento de aviários, transformando dados em informações estratégicas para todos os envolvidos na cadeia produtiva.

A solução criada pelos sócios Genoino Sonda Junior, Roni José Gasparetto e Flávio Corrêa de Lima, permite o monitoramento de aviários em tempo real, através de sensores distribuídos dentro e fora do local. “Coletamos dados do ambiente interno dos aviários, peso das aves, entre outros, os quais são transmitidos em tempo real e armazenados em nuvem. Depois, esses dados são transformados em informações que podem embasar tomadas de decisão mais assertivas”, explica Roni.

A iniciativa para criação da empresa, há pouco mais de um ano, surgiu após diversas pesquisas com todos os envolvidos na atividade avícola. “A Trinovati Tecnologia surgiu com a missão de tornar o agronegócio mais competitivo, sustentável e inovador. Somos da área da tecnologia e vimos uma grande possibilidade de levar mais inovação para o campo, fomos de ponta a ponta na cadeia para entender as dores, tanto dos avicultores quanto das cooperativas, até chegar nesta solução”, conta Roni.

A ferramenta é voltada para a agroindústria, principalmente as que trabalham no sistema de integração com o cooperado, sendo um dos principais diferenciais a possibilidade de planejamento e antecipação do processo de abate por meio da predição do peso. “Conseguimos prever o dia em que o lote irá atingir o peso ideal para o abate, o que permite que a integradora tenha condições de fazer um planejamento antecipado no frigorífico. O principal diferencial da Trinovati, pelo qual temos orgulho, é a nossa capacidade de olhar dados históricos de determinado aviário e conseguir diagnosticar problemas antes que aconteçam”, declara Genoino.

Hoje a equipe já conta com 12 pessoas e a entrada no Biopark foi motivada pela possibilidade de fazer parte do processo de construção de algo impactante para toda a sociedade. “Dentro do Biopark temos total apoio com mentores que possuem experiência prática em diversas áreas que são necessárias para construir um negócio de sucesso. Este fator, somado ao ecossistema de tecnologia e inovação, foram decisivos para a Trinovati fazer parte deste projeto tão audacioso”, finaliza Genoino.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias