Quinta, 29 de Julho de 2021 06:43
44 99988-4455
Geral Paraná

IAT quer conhecer histórias da comunidade com os parques estaduais

Iniciativa busca aproximar paranaenses do patrimônio natural do Estado e promover a educação ambiental para conservação e preservação. Fotos com hi...

21/07/2021 15h00
21
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
© Sedest/IAT
© Sedest/IAT

O Instituto Água e Terra (IAT) lançou nesta quarta-feira (21) uma campanha para conhecer histórias da população com os parques estaduais que são abertos à visitação. O IAT é vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), responsável pela administração de 71 Unidades de Conservação (UC), sendo 37 Parques Estaduais.

Dos parques, 26 são abertos à visitação pública. O objetivo da campanha é aproximar os paranaenses do turismo de natureza e promover, dessa forma, a educação ambiental. 

O diretor de Políticas Ambientais da Sedest, Rafael Andreguetto, destaca a importância da aproximação com a sociedade, com o objetivo de promover a conscientização e a sensibilização para o cuidado com o meio ambiente.

"Ela é importante para que possamos compreender e entender como atores desse processo, seja governo ou a sociedade civil. A população deve estar presente e ser parte dessa responsabilização para que possamos fazer a diferença e a mudança para a conservação e a preservação do meio ambiente", disse. 

Para participar, basta preencher um formulário simples e online e anexar uma foto da Unidade de Conservação.

O IAT recebe participações até o dia 30 deste mês. As fotos e histórias podem ser repostadas nas redes sociais da Sedest. A população pode contar a sua experiência com um dos parques estaduaisAQUI.

UM DIA NO PARQUE– A iniciativa surgiu com o evento Um Dia no Parque, onde foram realizadas ações de limpeza e educação ambiental nas trilhas de duas UCs. 

As atividades acomteceram no último domingo (18), com cerca de 20 técnicos do IAT. Foram promovidas duas ações de limpeza e reparos em trilhas no Parque Estadual Serra da Esperança (Centro-Sul) e no Parque Estadual Serra da Baitaca (RMC).

Para evitar aglomeração, os servidores do Instituto trabalharam conscientizando as pessoas que já estavam no local, curtindo seu momento de lazer. 

Foi destacada a importância em não deixar lixo no local, não fazer fogueiras e não interagir com fauna silvestre, entre outras medidas para a preservação do patrimônio natural. 

Na limpeza, os principais resíduos encontrados foram bitucas de cigarro, embalagens de comida (chocolates e salgadinhos), copos descartáveis e papel higiênico. 

A estimativa é que cerca de 500 pessoas que visitavam as duas UCs no momento da ação tenham sido impactadas com as atividades de educação ambiental.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Maripá - PR
Atualizado às 06h29 - Fonte: Climatempo
Poucas nuvens

Mín. -5° Máx. 13°

° Sensação
14.1 km/h Vento
69.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (30/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. -1° Máx. 17°

Geada
Sábado (31/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 18°

Sol com muitas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias