Sábado, 19 de Junho de 2021 18:09
44 99988-4455
Geral Paraná

Copel é a 1ª estatal do setor elétrico a conquistar o Triplo A, melhor classificação da Fitch Ratings

A Fitch atribui a classificação a fatores como a melhoria consistente da performance operacional da companhia, manutenção de um perfil financeiro f...

11/06/2021 09h37
12
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
© Copel
© Copel

Pela primeira vez em sua história, a Copel foi classificada pela Fitch Ratings, uma das três maiores agências independentes de avaliação de risco de crédito em todo o mundo, como empresa AAA(bra), o mais alto nível do mercado financeiro. Com a elevação, a Copel se torna a única empresa estatal do setor elétrico brasileiro a obter a nota mais alta da agência.

A Fitch atribui a classificação a fatores como a melhoria consistente da performance operacional da companhia, manutenção de um perfil financeiro forte, atuação como empresa integrada e posse de importantes ativos em geração, transmissão e distribuição.

"A Copel é um orgulho dos paranaenses e uma empresa muito bem administrada, o que é percebido pelo mercado. É uma companhia que se adapta constantemente para as novas matrizes energéticas, investe nos municípios do Estado, garante infraestrutura para a atração de investimentos e tem compromisso com a sustentabilidade", destaca o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

A classificação se aplica à Copel, às subsidiárias integrais (SIs) – Copel Geração e Transmissão e Copel Distribuição – e as suas respectivas emissões de debêntures, servindo de norte para que investidores conheçam o nível de risco dos títulos que adquirem. Esta é a segunda elevação consecutiva da nota da companhia. Em 2020, a Fitch aumentou o índice da Copel de AA(bra) para AA+(bra).

“A avaliação demonstra a solidez do trabalho que estamos desenvolvendo”, ressalta o presidente da Copel, Daniel Slaviero. “Mesmo em um cenário de pandemia, que se prolonga há mais de um ano, conquistamos a classificação mais elevada da agência".

Segundo ele, "o reconhecimento nos motiva a fortalecer ainda mais a nossa atuação, contribuindo para o desenvolvimento do Paraná, com projetos rentáveis, que sejam atraentes para os investidores”.

FATORES – De acordo com a Fitch, a elevação da avaliação leva em consideração fatores-chave na atuação da Copel. A agência ressalta os ganhos consistentes de eficiência da Copel Distribuição, com aumento na rentabilidade das operações e redução de custos.

Para o diretor-geral da Copel Distribuição, Maximiliano Orfali, essa conquista se deve a muito esforço e dedicação. "As nossas equipes não medem esforços para aprimorar as competências operacionais em favor do cliente e de todas as partes interessadas”, afirma.

Também é destaque a recomposição da base de ativos da Copel Geração e Transmissão. A aquisição do complexo eólico Vilas deve incrementar os resultados da companhia e reduzir, em parte, a exposição ao risco hidrológico.

“A diversificação da matriz energética e a expansão em fontes renováveis são diferenciais para o crescimento com sustentabilidade e geração de valor para o acionista”, avalia o diretor-geral da Copel Geração e Transmissão, Moacir Bertol. Para ele, a nota da Fitch é o resultado da transformação que a companhia vem passando, focada na eficiência operacional de seus ativos, na gestão integrada e otimizada de suas participações, de seu portfólio e no comprometimento de seu quadro de profissionais com as metas estabelecidas.

Outros pontos importantes incluem o plano de investimentos da empresa, que é de R$ 1,9 bilhão em 2021, uma alavancagem financeira conservadora e forte posição de liquidez, com amplo acesso a fontes de captação.

AGÊNCIAS DE CLASSIFICAÇÃO – Agências como a Fitch avaliam o risco de investimento de acordo com a capacidade de um emissor honrar suas obrigações financeiras. Investidores de todo o mundo utilizam essas notas como referência para a decisão sobre onde e como investir os seus recursos. Se as finanças são sólidas, a comunicação com o mercado é clara e o histórico de cumprimento de compromissos é bom, a nota dada pelas agências de rating é mais alta.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Maripá - PR
Atualizado às 18h03 - Fonte: Climatempo
12°
Chuva

Mín. 10° Máx. 14°

12° Sensação
8.6 km/h Vento
94.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (20/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 13°

Sol com muitas nuvens
Segunda (21/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 16°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias